Ciência no Bar - Mulheres na Ciência


O Ciência no Bar é um projeto de extensão organizado por estudantes e professores da Ecologia/UFSC que leva discussões sobre assuntos variados para um bar ao alcance da comunidade. O evento ocorre quinzenalmente no Seu Tavares em Florianópolis.


Cartaz de divulgação do evento (Fonte: Ciência no Bar )


No dia 12/03 nossa editora Juliana Leonel participou, junto com mais três professoras da UFSC, da conversa no tema Mulheres na Ciência. O tema foi o mais pedido em uma consulta feita recentemente para saber o que as pessoas queriam discutir e, dessa forma, ressalta a sua importância.


Nossa editora falando sobre equidade na carreira acadêmica


Nossa editora, falou sobre Equidade na Acadêmica ressaltando como alguns números podem nos passar a ideia de uma falsa igualdade entre homens e mulheres no meio acadêmico. O tema foi inspirado em um texto do Bate Papo com Netuno de 2015 (Sexo Realmente Importa?), mas que continua atual e que volta a ser discutido aqui.


As participantes respondendo perguntas da plateia.


A fala começou mostrando dados sobre o número de pesquisadoras e pesquisadores cadastrados nos grupos do CNPq para ilustrar que quando somente esses números são considerados parece haver uma igualdade entre sexo na academia. Mas, que quando as diferentes áreas de conhecimento ou a posição na carreira são analisadas estamos longe de atingir o equilíbrio. Na sequência foi discutido quais os fatores devem ser considerados quando discutimos equidade. A discussão foi bem recebida pelo público e houveram várias perguntas e exposição de experiências.


#extensão #divulgaçãocientífica #mulheresnaciência #netuniandoporai #julianaleonel #ciencianobar




36 visualizações

RECEBA NOSSOS EMAILS

whatsapp-logo-1.png

Clique no ícone e entre no nosso Grupo do Whatsapp!

© 2019 por Bate Papo com Netuno. Criado com Wix.com por Júlia Gonçalves

  • Preto Ícone Twitter