top of page

Código de conduta: seu evento precisa de um!

  • batepapocomnetuno
  • 18 de set.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 19 de set.


ree

Eventos científicos, de extensão e de formação são comuns para as pessoas que trilham uma carreira nas ciências do mar - e para muitas outras áreas também.


Nesses eventos, há equipes responsáveis pela organização e há os participantes - alguns poucos ou milhares, a depender do evento; todos com suas histórias, culturas, aprendizados e, consequentemente, com suas próprias opiniões sobre os mais variados assuntos e comportamentos.


O que parece simples ou muito claro para uma pessoa, nem sempre o é para a outra. Isso funciona tanto para um conhecimento específico como para um comportamento. Infelizmente, isso também se aplica à forma de se portar das pessoas e o que elas entendem como “limite de respeito aos demais”.


Particularmente, eu acho que respeito é respeito e ponto final; que não tem o que ser discutido. Mas, ao mesmo tempo, aprendi que isso nem sempre funciona dessa forma e que, para evitar problemas maiores e mais graves, é necessário estabelecer regras. Abaixo listarei apenas algumas regras que considero inegociáveis:


“Não comentar sobre o corpo de uma mulher.”

“Não fazer comentários racistas.”

“Não ter um comportamento homofóbico.”


As frases acima são apenas alguns exemplos de regras de conduta que parecem óbvias e que poderíamos facilmente imaginar que não seria necessário pedir/explicar para ninguém sobre isso. Mas, na prática, não funciona bem assim. Sempre vai ter alguém (ou alguénS) para dizer:


“Mas foi só uma piada.”

“Era brincadeira.”

“E a minha liberdade de expressão?”


Mas e aí, o que fazer para estabelecer regras mínimas de boa convivência e evitar situações como essas? Uma sugestão simples seria estabelecer um código de conduta.


Pode parecer uma medida até simples demais, que não vai impedir alguém de ser desrespeitoso/a ou até mesmo de cometer um assédio. Mas o objetivo de um código de conduta não é ser um escudo a todo e qualquer comportamento inadequado. Ele serve para alertar as pessoas de forma transparente sobre o comportamento mínimo esperado naquele ambiente. Pode, inclusive, esclarecer para quem não saiba quais são os limites de uma interação assediadora. E, uma vez que elas estão cientes e de acordo, saberão que podem ser penalizadas caso descumpram o estabelecido.


No caso de um evento, essa punição pode significar ser convidado a se retirar do local, não poder participar dos próximos, não receber auxílio financeiro, etc. Adicionalmente, o código de conduta também auxilia a equipe organizadora sobre como lidar e responder em situações de comportamento inadequado.


Se você já está pensando que escrever um código de conduta dá trabalho, e que parece algo bastante burocrático, que tal começar com algo bem simples, como:


Neste evento, prezamos por relações de respeito entre as pessoas. Atenção a algumas regras de convivência:


Seja gentil e respeitoso.

Não assedie ou importune as pessoas.

Não seja preconceituoso, respeite a diversidade de gênero, raça, nacionalidade, etnias.

Não serão tolerados comportamentos que deixem outras pessoas constrangidas. As possíveis implicações são: [detalhar o que combina melhor com o seu tipo de evento, demos alguns exemplos acima].


O importante é deixar claro o que não vai ser tolerado naquele espaço. E, com o tempo, o texto poderá ser melhorado. Você deve inclusive incluir seu código de conduta no momento das inscrições e/ou fase de seleção, para o seu evento. As pessoas interessadas em seu evento deverão clicar aceitando as condições de convivência, como forma de dar ciência sobre o assunto.


Além das regras mínimas de convivência, o código de conduta ainda pode incluir: como fazer a denúncia, quais as consequências se quebrar o código de conduta etc.


O cógido de conduta vai muito além de incentivar as pessoas a respeitarem umas às outras, ter um código de conduta pode ajudar as pessoas que passaram por situações de assédio, importunação e discriminação a se sentirem mais seguras para participar do evento.


Você já reparou se nos eventos que participa há um código de conduta?


Comentários


bottom of page