top of page

Ciclo de conversas na UFPE: Mulheres na educação ambiental e divulgação das ciências do mar

No dia 23 de agosto de 2022, aconteceu a abertura do evento “Ciclo de Conversas: Mulheres na Oceanografia” (CCMO), organizado por discentes do curso de oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco. A primeira conversa do ciclo abordou a temática da atuação das mulheres na educação ambiental e divulgação das ciências do mar.


Imagem com fundo azul marinho com a frase “Conversa 1: Mulheres na educação ambiental e divulgação das ciências do mar” no topo e, abaixo, “23/08/2022 às 15h horas no Auditório do CEERMA”. No rodapé da imagem constam as logomarcas do evento e apoiadores. Ao  centro, há fotos das quatro mulheres convidadas para compor a conversa, com seus nomes escritos ao lado: Lia Soares, Mariana Azevedo, Monica Costa e Carla Elliff.

Divulgação da conversa 1 do Ciclo de Conversas: Mulheres na Oceanografia. Fonte: Maria Luiza Rocha Coutinho (CC BY NC-ND)


O evento tem como objetivo abordar diversos temas dentro da atuação das mulheres na oceanografia, além de divulgar os trabalhos e pesquisas realizadas por mulheres na área e trazer à tona suas trajetórias e experiências a fim de discutir e, também, de inspirar meninas e mulheres que estejam iniciando suas caminhadas nas ciências do mar.


O Bate-Papo com Netuno foi apresentado pela nossa editora, a Dra. Carla Elliff, que apresentou sua trajetória enquanto mulher e cientista do mar. Também participaram da conversa Lia Soares (Oceanocast) e a MSc. Mariana Azevêdo (Núcleo de Educação Ambiental Prof. Fábio Hazin). Infelizmente, não foi possível a participação da Profa. Dra. Monica Costa (LEGECE/DOCEAN/UFPE), que também integraria a roda de conversa. A moderação foi feita por Maria Luiza Coutinho, discente de oceanografia na UFPE.


Durante a conversa, as convidadas apresentaram suas trajetórias nas ciências do mar e seus respectivos trabalhos na divulgação científica, abordada por Carla e Lia, e na educação ambiental, por Mariana, de maneira presencial e virtual.


Fotografia de um grupo de jovens em uma sala de aula. A maioria está usando máscaras brancas. Ao fundo, há uma projeção da tela do computador mostrando uma mulher participando virtualmente do encontro.

Participantes da conversa 1 do Ciclo de Conversas: Mulheres na Oceanografia. Fonte: Maria Luiza Rocha Coutinho (CC BY NC-ND)


Para mais informações sobre o CCMO, acesse a página do Instagram do Diretório Acadêmico de Oceanografia da UFPE.




51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page