top of page

Dia Mundial da Limpeza 2019

Atualizado: 19 de nov. de 2020

Todo ano, no terceiro sábado do mês de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Limpeza. Em 2019, essa data caiu no dia 21 de setembro e não passou em branco entre as editoras do Bate-Papo com Netuno!


O objetivo dessa data é atrair os olhares do mundo para o problema da poluição das nossas praias e nossos rios. Isso é feito por meio de mutirões de limpeza nesses ambientes, organizados por escolas, ONGs, cientistas ou qualquer pessoa que se sensibilize com a causa. Também não é incomum pessoas tomarem iniciativa sozinhas para fazer sua ação em escala individual.

Cachorro ao lado de sacola com lixo recolhido durante atividade do dia mundial da limpeza 2019.
Jana (acompanhada do Suvaco) coletou todo esse lixo em apenas três quarteirões no Rio de Janeiro.

Foi o caso de nossas editoras Jana Del Favero e Raquel Saraiva este ano, que mesmo sem participar de grandes mutirões, fizeram sua parte.



Jana caminhou ao longo dos três quarteirões que separam sua casa da praia no Rio de Janeiro em uma ação de limpeza solo.



Ela coletou todo o lixo que encontrava pelo caminho e ficou chocada pelo resultado: três pilhas, um circuito elétrico, plástico de presente, garrafas, latinhas e bitucas, muitas bitucas!


Esse lixo todo corria o risco de parar na praia, carregado pelo vento e chuva.












Já Raquel realizou uma ação individual em água doce. Às margens do rio Negro, na província de Rio Negro, na Argentina, Raquel coletou diversos itens de lixo que eventualmente chegariam no litoral, fazendo estrago pelo caminho.


Em sua ação no Rio Negro, Raquel retirou itens de lixo que contrastam tristemente com uma paisagem exuberante.

Voltando a terras (e mares) brasileiros, as editoras Catarina Marcolin, Gabrielle Souza, Carla Elliff e Juliana Leonel participaram de mutirões em diferentes cidades.


No Nordeste brasileiro, Catarina acompanhou sua filha, Clara, em uma atividade de limpeza na cidade de Porto Seguro (BA). Ela ficou encantada pela iniciativa ter partido da escola de Clara!

Catarina e Clarinha cuidando da sua praia em Porto Seguro, atividade para toda a família!

Gabrielle também participou de uma ação em Porto Seguro, porém organizada pela Plogging Porto Seguro. Essa foi o maior dos mutirões entre aqueles que nossas editoras participaram! Quase mil pessoas se dividiram em setores diferentes da cidade e retiraram 354 sacos de lixo das praias e rios da área.


Foi a primeira participação de Gabrielle em um evento desse tipo e ela lamentou a necessidade dessas limpezas. Porém, como ela mesma ponderou, se esse trabalho de formiguinha servir para fazer alguém repensar suas atitudes e consumo, já terá valido a pena!


Gabrielle e voluntários (a maioria nessas fotos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB) participando de mais uma ação em Porto Seguro.



Saindo do Nordeste e indo até o Sul do país, Carla aproveitou o mutirão de limpeza realizada no município de Imbé (RS) para apresentar seu projeto “A areia sob nossos pés” (financiado pela American Geophysical Union - AGU e extensão pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS). Ela e outros integrantes do projeto levaram uma lupa e amostras de areia poluídas por microplásticos e pellets plásticos, para que os participantes da ação pudessem ver o quão sério é o problema da poluição de nossas praias.

Carla coordena o projeto “A areia sob nossos pés” e convidou participantes do mutirão de limpeza em Imbé (RS) a olharem nossas praias mais de perto.



Já Juliana participou de uma ação em Florianópolis (SC). A atividade foi realizada no Campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e foi organizada pelas iniciativas UFSC Sem Plástico junto com a Juventude Lixo Zero. Um total de 30 voluntários limpou a área por 40 minutos. Nos mais de 25 kg de lixo coletados, as campeãs em quantidade foram mais uma vez as bitucas! Ao todo foram mais de 1700 bitucas, 111 carteiras de cigarro, 184 garrafas de vidro, 513 copos plásticos, 200 garrafas PET, entre muitos outros materiais.

Mutirão de limpeza realizada pela UFSC Sem Plástico junto com a Juventude Lixo Zero. Clique na seta da direita para saber mais! (Crédito pelas imagens: UFSC Sem Plástico).



E você? Participou de alguma ação esse ano?


O próximo Dia Mundial da Limpeza será dia 19 de setembro de 2020, não perca!


73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page