top of page

Research Pitching Competition by Slush & Skolar

Atualizado: 9 de dez. de 2020

Em novembro de 2019, nossa editora Carla Elliff participou como finalista do Research Pitching Competition by Slush & Skolar. Esse evento é uma competição anual de pesquisa que acontece na Finlândia. Cientistas com ideias inovadoras são selecionados para uma semana de treinamentos em comunicação e, ao final, precisam convencer um júri para garantir um patrocínio de 100 mil euros e tirar seu projeto do papel.


Skolar team and finalists in from of the bootcamp house in Villa Salin, Finland
Finalistas e equipe Skolar (créditos da imagem: Vilja Pursiainen / Kaskas Media).

Porém, a apresentação ao júri foge completamente dos moldes de uma apresentação científica tradicional!


Os oito finalistas foram desafiados a fazer um pitch (uma apresentação rápida e concisa para vender o seu peixe) de apenas três minutos, descrevendo como eles queriam responder às suas ousadas perguntas científicas. Além do desafio de comprimir todo um projeto científico em apenas três minutos, a apresentação final se deu em um dos maiores eventos de startups e tecnologia do mundo, o Slush. O palco onde foram apresentados os pitches, chamado Quantum Stage, contava com efeitos de luz, lasers e telões gigantes. Estima-se que 25 mil pessoas passaram pelo Slush durante os dois dias do evento!


Dark stage where a female researcher is pitching her project on coral reefs
Carla no palco onde os finalistas da competição apresentaram seus pitches.

Carla foi a única representante do hemisfério sul, além da única pesquisadora na área de ciências do mar a participar dessa edição. Seu projeto abordava como podemos usar técnicas de reprodução artificial para melhorar a conservação de recifes de coral diante das mudanças climáticas. Sua proposta se encaixa dentro do Projeto Reefbank da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o primeiro e único banco de gametas para corais no Atlântico Sul.


Apesar de não ter sido a vencedora da competição, Carla voltou com uma bagagem incrível de experiências e energia para encarar novos (e velhos) desafios com outros olhos.


Assista aqui o pitch da Carla legendado em português pela equipe do Projeto Reefbank!

Os pitches dos outros finalistas estão disponíveis em:



E aí? Quer começar a montar um pitch para chamar de seu? Aproveite no link abaixo os recursos que o pessoal do Skolar preparou para te ajudar!




132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page