Tiradas do Netuno #20


Tirinha colorida com 5 quadros, mostra um polvo fêmea trabalhando em um escritório e sua conversa com um colega tubarão martelo.  Q1 - O polvo está sentada à mesa, em frente a um computador aberto digitando com dois braços, falando ao telefone e segurando um lápis, uma caneca de café e um bloco de anotações. Q2 - Um tubarão martelo entra em cena e pergunta para o polvo, que arregala os olhos “Ei, você pode fazer uma apresentação sobre sua pesquisa? É para amanhã às 10h…” Q3 - É dado um close nos olhos arregalados e com olheiras do polvo, que pensa “Se eu disser sim, vou ter que ficar até mais tarde hoje, deixar as outras urgências para depois, pedir que alguém busque as crianças na escola… Se eu disser não, não pensar que não dou conta nem das tarefas mais simples, todo o trabalho que fiz até agora vai ser invisibilizado, nunca vou ser promovida…”  Q4 - Volta a aparecer o polvo segurando vários objetos, sentada à mesa. Ela responde “Posso, claro” com um sorriso forçado e cara de preocupada. Q5 - O tubarão martelo fala para o polvo “Ótimo! Também preciso de alguém para organizar a saída de campo, fazer a prestação de contas do projeto e adiantar a escrita daquele artigo…” e o polvo reage com cara de desespero e até perde a cor.

Que mulher nunca desejou ter tantos braços quanto um polvo? Por mais que isso pareça vantajoso, não seria melhor desejar que nossas demandas coubessem nos nossos dois bracinhos humanos mesmo?


São muitas as reflexões quando pensamos no famoso “dar conta de tudo”!



Para saber mais, acesse o post ““Mulheres são melhores em multitarefas”: você conhece essa lenda urbana?” publicado em 01/09/2020 e o post “Mulheres do século 21 com comportamentos do século 20 e tarefas do século 19” publicado em 07/03/2016.

 

Criação: Mariane Soares (@marisoares.dsgn), com palpites das editoras do Bate-Papo com Netuno.

 

#TiradasDoNetuno #MarianeSoares #Multitarefas #TerceiroTurnoDeTrabalho #Maternidade #ViésDeGênero #Carreira


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo