Tiradas do Netuno #22


Tirinha colorida, com 4 quadros, mostra dois trinta-réis-reais, Marquinho e Fred, conversando na beira da praia, as falas deles aparecem dentro de balões. Q1 – As duas aves estão olhando para frente, a primeira ave, Marquinho, que está mais atrás inicia a conversa, dizendo “Comecei uma dieta nova, indicação do Jeferson, seca que é uma beleza!” e a segunda, Fred, que está mais à frente questiona “Ah é?! Como funciona?”, a primeira responde “O principal é comer microplástico…” Q2 – A segunda ave, Fred, está virada para a primeira ave, Marquinho, com as asas abertas, como se tivesse acabado de saltar num susto, grita “Tá doido, Marquinho? Isso é perigoso!” e complementa “Nem sabemos direito o que é isso…e vem dos humanos… não confio neles!” Q3 – A primeira ave, Marquinho, diz “Calma, Fred! É só comer alguns e já dá para sentir o apetite diminuir. Às vezes tem uns com gostinho especial, eu prefiro os que tem sabor de organoclorados…” e a segunda ave, Fred, pondera “Sei não…já ouvi histórias bem ruins de quem comeu…” Q4 – Há uma legenda no topo que diz “Alguns dias depois…” e a cena mostra nove trinta-réis-reais reunidos em torno de uma lápide onde está escrito “R.I.P Jeferson 2018 - 2022”, as duas aves dos quadros anteriores estão presentes e Fred diz para Marquinho “Te falei… Melhor você parar com essa dieta tóxica”, Fred está de olhos fechados e Marquinho com uma gota de suor escorrendo em sua testa ao ver o destino do amigo Jeferson.

Nós, seres humanos, incluímos mais um item alimentar no cardápio das aves marinhas: OS PLÁSTICOS!

As aves marinhas, confundem o plástico com algum item alimentar e os ingerem. Esses plásticos podem adsorver pesticidas (ou seja, as moléculas da substância em questão ficam aderidas/fixadas na superfície do plástico). E Bingo!...

Além de todo o dano causado pela ingestão do plástico por si só, as aves ainda estão consumindo plásticos cobertos de pesticidas e outros poluentes!


Para saber mais, acesse os posts “Pesticidas e aves marinhas”, publicado em 18/05/2017, e “DO MAR AO AR: microplásticos em aves marinhas e costeiras”, publicado em 10/12/2020.

 

Criação: Mariane Soares (@marisoares.dsgn), com palpites das editoras do Bate-Papo com Netuno.

 

#TiradasDoNetuno #MarianeSoares #CiênciasDoMar #AvesMarinhas #Pesticidas #Plásticos #Microplásticos #LixoNoMar


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo