top of page

Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência

Entre os dias 27 e 28 de agosto, ocorreu o Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência no Instituto Principia (São Paulo, SP). Organizado pela RedeComCiência, Blogs de Ciência da UNICAMP e pelo próprio Instituto Principia, o evento contou com mesas de discussão relacionando divulgação científica com as Universidades, redes e o próprio jornalismo; além de grupos de trabalho nos quais se discutiu sobre financiamento e profissionalização, a busca de espaço para novas iniciativas, acessibilidade e como lidar com tópicos polêmicos e desinformação. Vale destacar a presença feminina no evento, compondo 70% entre palestrantes e moderadoras.


Imagem 1: Mesa de discussão composta apenas por mulheres no Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência. Fonte: Natasha Travenisk Hoff com licença CC BY NC-ND


As Ciências do Mar estiveram ali representadas não apenas pelo Bate-Papo com Netuno, mas também pela Adriana Lippi (Liga das Mulheres pelo Oceano), Gustavo Shintate (ICRS Student and Early Research Chapter) e pelo Gabriel Leandro Gomes, o Gabu (Projeto Cachalote Peregrino).


Imagem 2: Nossa editora Natasha T. Hoff na sessão de pôsteres do Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência. Fonte: Natasha Travenisk Hoff com licença CC BY NC-ND


Nossa editora Natasha T. Hoff representou o Bate-Papo na sessão de pôsteres no dia 27 (Imagem 2), juntamente com divulgadores de diversas outras iniciativas de divulgação científica das diversas áreas do conhecimento. Ela também participou do grupo de trabalho cuja pergunta central era: Como tornar o conteúdo da divulgação científica mais acessível para pessoas com deficiência? Esta foi uma oportunidade muito enriquecedora e que se espera contribuir para tornar o Bate-Papo com Netuno mais acessível.


Que tenha sido o primeiro de muitos encontros de divulgadores de Ciência e que novas propostas de mudanças venham por aí!




27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page