top of page

Década do Oceano: 10 anos para nunca mais tirarmos os olhos do mar

Atualizado: 3 de set. de 2020



Em 2017 a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que o período de 2021 a 2030 será dedicado à Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. Naquele ano, até abordamos o assunto aqui no blog. E agora, depois de uma longa mobilização da comunidade científica e ativistas, está chegando o momento de todo mundo falar mais sobre o oceano. Apesar de já termos passado por algumas Décadas que trouxeram o tema “água” e “biodiversidade” para a pauta, pela primeira vez teremos uma todinha dedicada para o oceano! Mas uma das principais perguntas feitas quando falamos com animação sobre a Década do Oceano é: “o que são essas Décadas declaradas pela ONU”?


A ideia de declarar uma Década dedicada a um tema surgiu na ONU nos anos 60 e, desde então, mais de 30 Décadas foram criadas sobre diversos temas: desarmamento, mulheres, combate ao racismo, educação etc (conheça todas aqui). A escolha de um tema para um período de dez anos tem o objetivo de voltar as atenções e esforços dos países membros da ONU para uma meta em comum. Busca-se, desse modo, promover a conscientização da sociedade e possibilitar o desenvolvimento de ações coordenadas para mitigar um determinado problema, além de difundir os propósitos da ONU na sociedade.



O que será a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (também chamada de Década do Oceano)?


Durante um período de dez anos (2021 - 2030) será coordenada e promovida a ampliação da cooperação internacional em pesquisas que visam contribuir para a preservação do oceano e a gestão dos recursos naturais de zonas costeiras. As atividades da Década serão lideradas pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO, órgão da ONU responsável por apoiar a ciência e os serviços oceânicos globais. Notou que usamos oceano no singular ao longo do texto? Pois é, um dos objetivos da Década é que possamos entender o oceano como um só, conectado, sem deixar de considerar sua imensidão e diversidade.


Por que o Oceano precisa de uma Década? Ou melhor, por que nós precisamos de uma Década dedicada ao Oceano?


Desde o início do blog, em 2015, nos empenhamos em mostrar a importância do oceano na vida das pessoas. Ele estabiliza o clima, armazena carbono, produz oxigênio, possui uma biodiversidade imensa e ainda pouco conhecida, e fornece diversos serviços ecossistêmicos.

Mas sabe como nós, em sociedade, temos retribuído?


Degradando-o severamente! Lixo, óleo, esgoto, extração de recursos desenfreada, são apenas alguns exemplos de como estamos sendo negligentes com a sua saúde. Precisamos urgentemente encontrar soluções, embasadas na ciência, que nos permitam compreender as mudanças que estão ocorrendo no oceano e desenvolver soluções sustentáveis.


Hoje apenas 0,04 a 4% do total de gastos com pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo são direcionadas para a ciência oceânica. Ter uma Década de dedicação ao tema irá ajudar a mobilizar parcerias e aumentar o investimento em áreas prioritárias, estimulando o desenvolvimento da capacidade científica global e de recursos humanos para trabalhar por ela.


Não é a toa que o lema é “a ciência que precisamos para o oceano que queremos”. Nós adoramos, e você?


E o que a Década pretende alcançar?


A Década pretende mobilizar recursos e inovação tecnológica em ciência oceânica para buscar:

  • um oceano limpo: fontes de poluição identificadas e removidas;

  • um oceano seguro: pessoas protegidas dos riscos oceânicos (ex. erosões);

  • um oceano saudável e resiliente: ecossistemas marinhos mapeados e protegidos;

  • um oceano produtivo e explorado sustentavelmente: garantir benefícios e bem-estar a gerações presentes e futuras;

  • um oceano previsível: compreender as condições oceânicas presentes e futuras;

  • um oceano transparente: acesso aberto a dados, informações e tecnologias. Unir diversas áreas do conhecimento para entender melhor os oceanos pode ser incrível, e já mostramos um cenário assim quando discutimos como dados de satélite ajudam a entender ovos de peixes!

  • um oceano conhecido e valorizado por todos (bem o que tentamos fazer aqui no Bate-Papo com Netuno).


Ambicioso, não? Por isso precisamos que todas as nações signatárias e os mais diversos atores sociais se envolvam e participem da Década. Aqui no Brasil, esse processo tem sido liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, que conta com a experiência de agentes e organizações que já estão engajados na mobilização e no desenvolvimento de ações para os próximos 10 anos.


Assim, um processo participativo e transformador está sendo organizado. Esse processo visa criar e fortalecer conexões entre cientistas, formuladores de políticas, gestores e usuários dos serviços, de modo que a ciência oceânica possa fornecer grandes benefícios aos ecossistemas marinhos e à sociedade. Ele facilitará o aprendizado mútuo entre pesquisadores e comunidades de partes interessadas, assegurando uma comunicação consistente entre eles.


Participamos do Workshop Preparatório para a Década da Ciência Oceânica que ocorreu em novembro de 2019 no Rio de Janeiro. Conseguem localizar a gente?


A Década do Oceano é de todos e para todos! Estão prontos para mergulhar nela?


Ok, já entendi, e como faço para participar?


  • Se prepare! Tem muita coisa sendo planejada (no Brasil e no mundo todo) e todas elas vão precisar da opinião e atuação de quem também se sente mobilizado por esse tema.

  • Compartilhe suas ideias! Colabore com quem também está pronto para atuar nessa Década.

  • Participe das oficinas regionais de planejamento, que já irão começar no próximo semestre. Fica ligado nesse site para saber mais.

  • Ative suas redes: consulte pessoas interessadas, compartilhe informações acessíveis sobre a Década, e identifique oportunidades de investimento e mobilização de recursos.

  • Junte-se à Década: registre sua organização em https://www.oceandecade.org/.


Acompanhe nossas redes sociais e nosso site! Divulgue a Década e suas atividades.

 

Sobre a autora convidada:


Pesquisa e comunica processos participativos para a conservação do oceano. É membro do Comitê de Governança Nacional, Jovem Embaixadora do Oceano Atlântico no Brasil (@queridoatlantico / @AllAtlanticYouth) e co-fundadora da @bloom.ocean: agência de mudança para pessoas, projetos e negócios ligados ao oceano. É pesquisadora do Plano de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar para o Estado de São Paulo, contribui com o Grupo de Trabalho de Empreendedorismo em Ciências do Mar (@gtecienciasdomar) e é conselheira da Liga das Mulheres pelos Oceanos (@ligadasmulherespelosoceanos).




2.524 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page